Teatro Gregório de Mattos
Fique ligadinho na programação cultural da Cidade de Salvador-BA-Brasil
CINEMA- Veja alguns dos filmes em cartaz
Música; Cultura, arte
Um dos espaços culturais mantidos pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos. Dispõe de uma Sala de Apresentações, chamada Tabaris, com formato multiúso, sem palco, com plateia móvel, além da Galeria da Cidade, espaço com mais de 400 m², voltado para exposições de artes visuais. Passa por lá eventos culturais, exposições, teatro, dança, musicais, artes visuais, literatura.
Construído em 1986, idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o Teatro Gregório de Mattos fica numa área que abrigou no passado o histórico Cassino Tabaris. Apresenta uma proposta ambiental inovadora, que permite a sua utilização por espetáculos e eventos de diversos estilos e linguagens. Não existe um palco fixo. O espaço cênico é propositalmente amplo e vazado, possibilitando diversas composições e usos.
Serviço:
Entrada pela Praça Castro Alves, ao lado do Cinema Glauber Rocha, próximo à Igreja da Barroquinha.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 14h às 21h.
Telefone: (71) 3202-7888
Apoena - Galeria de arte sacra e indígena
Essa é uma daquelas galeria & loja que você deve conhecer. No coração do Pelourinho, dentro de um prédio tombado, na esquina dos largos Terreiro de Jesus e o Cruzeiro de São Francisco, está a recém-aberta Apoena. Além da excelente localização, em suas prateleiras estão à venda obras de grandes artesãos nordestinos, como: o papel machê de Carolina Leão; esculturas em metal de Patrícia Barros; grande variedade de esculturas em barro colorido de artistas como do Mestre JC, do filho dele também o Jan Araújo e de Ermes Aquino; em barro também tem muitas obras em rebuscadas esculturas de Rozalvo de Maragogipinho; e para quem gosta de madeira, o excelente trabalho de Marcos de Sertanha, que faz esculturas dramáticas de fé e sofrimento em madeira de umbuzeiro.
Se no térreo o principal são as artes sacras, no primeiro andar, a galeria é toda tomada por arte indígena de várias partes do país. Tudo muito colorido e das janelas tem-se uma vista ótima dos dois largos. Lá tem obras de Élon Brasil; bancos de madeira, quadros e cestos bordados de Moitará e jarros gigantes de palha do artista José Kuripako, do Mato Grosso. Definitivamente vale o passeio e as compras.
Serviço:
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h18 às 18h.
Telefone: (71) 99884-4055
Mosteiro de São Bento da Bahia
Rico acervo de arte sacra, documentos históricos, biblioteca com obras raras e Museu.
Fundado em 1582, o Templo de São Bento, é a primeira fundação Beneditinas em terras das Américas e em toda a história da Ordem, o primeiro Mosteiro do Novo Mundo. Paralelamente a seu importante papel religioso, de difundir a fé católica, a instituição baiana acabou se destacando também graças à formação de um rico acervo de arte sacra e documentos históricos. O Mosteiro de São Bento da Bahia é uma amostra desse acervo, destacando arquitetura, relíquias, imaginária religiosa, pinturas e móveis.
A Basílica é bastante procurada para a realização de celebrações especiais como casamentos e formaturas, devido à sua beleza, importância histórica, cultural e religiosa. No Museu de São Bento, instalado nas galerias superiores da Basílica de São Sebastião, está exposta uma mostra representativa de um acervo de mais de duas mil peças, entre quadros, porcelanas, cristais, ourivesaria, mobiliário, paramentos, além de 223 unidades de imaginária religiosa.
Brechó do Cabral Descobertas
É um antiquário, mas é também um caleidoscópio de histórias. No Brechó do Cabral, acha-se quase de tudo e a verdadeira preciosidade é o dono. Há mais de 20 anos na Bahia, o mineiro João Cabral coleciona quadros, brinquedos, vinis, livros, telefones, esculturas, fotografias, câmeras fotográficas, publicações e todo tipo de antiguidade imaginável, mas sobretudo coleciona histórias. E só por elas, meu amigo ou minha amiga, já valeria a visita.
Serviço:
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábado, das 10h às 13h.
Telefone: (71) 3326-9877
Ilê Aiyê
O mais belo dos belos – um dos primeiros Blocos Afros de Salvador.
O carnaval de Salvador é famoso pelo Axé Music, por paisagens belíssimas e seu povo acolhedor. Sem dúvida alguma, o ritmo do Axé marcou e continua movimentando muitas histórias desta grande festa. Mas você sabe qual a origem do carnaval de Salvador? No ano de 1974, um Bloco Afro nascia em meio ao regime militar, resistindo a ataques e perseguições, formando uma ideologia consistente para educar com sua música. Quer saber quem é ele?
“Quem é que sobe a ladeira do Curuzu? E a coisa mais linda de se ver, é o Ilê Aiyê…” Parte da música “O mais belo dos belos” de 1992. Compositor: Guiguio/Adailton Poesia/Valter Farias. Eternizado na voz de Daniela Mercury.
Praia da Paciência
Essa é aquela praia charmosa, pequena, mas que só os moradores frequentam. A qualidade da água é relativa em comparação a outras praias da região. É perto de tudo no bairro e tem umas formações rochosas bem legais à direita. Lá, se formam piscininhas boas para relaxar e trocar ideia. Tem serviço de barracas e guarda-sol. Muitos foliões conhecem essa enseada quando decidem voltar andando do circuito Barra-Ondina para os seus hotéis no Rio Vermelho. Muitos param ali para um mergulho e seguem sua “feroz” caminhada rumo ao descanso merecido. O mesmo acontece durante as festividades do dia de Iemanjá, dois de fevereiro. Como a celebração toma a orla e tudo acontece durante o dia, as pessoas mais calorentas dão um mergulho lá para refrescar. Se for um desses, a dica é ficar sempre ligado e preferir descer quando tiver movimento na areia e/ou policiamento por perto. Ela é escondidinha, abaixo do nível do asfalto.
Mercado Modelo
Polo do artesanato baiano. Mas antes de comprar, pechinche!
O Mercado Modelo é um resumo da cultura da Bahia, da origem do Brasil. Tudo começou por aqui! Rodeado por outros cartões-postais da cidade, você pode aproveitar o Elevador Lacerda e visitar o Centro Histórico, (na Cidade Alta), no mesmo dia. O prédio, erguido em 1861 para funcionar a Casa da Alfândega, passou por alguns incêndios, mas manteve a arquitetura neoclássica original. Lindo de vi-ver!
Traga moedas, trocados, pechinche, afinal, pechinchar faz parte da cultura baiana! São mais de 250 lojas de artesanato local, lembrancinhas, roupas, doces, cachaças, as famosas fitinhas do Bonfim e outras miudezas da Bahia! Restaurantes tradicionais como o “Maria de São Pedro” e o “Camafeu de Oxóssi”. Existem, também, opções mais modestas. O cheiro do acarajé nos lembra que essa é uma opção porreta! Se o subsolo estiver aberto para visitação, vá sem medo… ou com medo! rsrsrs Brincadeira!!! Vá! Tem muita história naquele lugar!
Serviço:
Horários de funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 19h. Domingo, das 9h às 14h
Dique do Tororó
Dique do Tororó: um dos cartões postais da cidade que homenageia o Candomblé
Único manancial natural da cidade de Salvador tombado pelo IPHAN, o Dique do Tororó é um dos cartões postais de Salvador e bastante popular entre os moradores. Passeios arborizados, pistas de corrida, decks de pesca, raias para remo, pedalinhos, restaurantes, anfiteatro, playground e as lindas esculturas que representam os Orixás do Candomblé, assinadas pelo artista plástico Tati Moreno, flutuam no espelho d’água da lagoa conferindo especial beleza ao Dique. Defronte à Arena Fonte Nova, um passeio lindo de dia e especialmente charmoso no final da tarde e noite, quando a iluminação da lagoa é acionada.
Serviço
Endereço: Av. Vasco da Gama, s/número (e Pres. Costa e Silva), Nazaré, Salvador
Entrada: gratuito
Importante: passeio ao ar livre.
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo
Símbolo de fé e resistência
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo: séculos de história do Brasil. Conta a história que a Igreja de Santo Antônio foi fundada em 1594 em homenagem a Santo Antônio. De pequena capela, passou por ampliações e reformas, foi palco de invasões holandesas e, também, da resistência portuguesa. Diz-se que o Padre Antônio Vieira, para impedir que tropas holandesas conquistassem Salvador, utilizou o púlpito da igreja para pregar seu sermão ‘À beira das trincheiras’, que, por 40 dias, defenderam a cidade contra as tropas de Nassau.
Foi elevada a Igreja matriz em 1648 e continuou a passar por reformas até o século XX! Seu interior é revestido de escaiola, talha neoclássica e sua fachada tipicamente rococó. O passeio é inesquecível no final da tarde, quando o pôr do sol é especial! Outra coisa interessante é que no pátio desta igreja rolam ensaios do bloco de carnaval ‘De Hoje a Oito’, festas ‘Bailinho’ e shows dos Skanibais, entre outros. Amém, saravá!
Serviço
Igreja de Santo Antônio Além do Carmo
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, sábado, das 8h às 12h.
Endereço: Largo de Santo Antônio, 01, Sto. Antônio, Salvador
Entrada: Aberto ao público.
Importante: os dias e horários de funcionamento são de responsabilidade das paróquias e estão sujeitas a alterações.
Telefone: (71) 3242-6463
OBSERVAÇÃO: PUBLICAMOS CONFORME AS REDES SOCIAIS INFORMAM. ESTE UM SITE SEM FINS LUCRATIVOS SÓ PARA INFORMAÇÕES TURISTICAS.
"Investir em Cultura não é caridade: é uma parceria que ajuda a projetar o Brasil internacionalmente."
(Fernanda Montenegro)